Nos últimos anos o Brasil vem conhecendo, ano a ano, números cada vez mais positivos alcançados pela agricultura e pela pecuária nacional
Josias Gomes é deputado federal pelo PT da Bahia
Nesta terça-feira, 04, o jornal Valor Econômico reproduz matéria sob o título “Brasil amplia liderança em superávit do campo”, abordando o assunto. Na matéria, a informação baseada em dados do Ministério da Agricultura que mostram um saldo comercial recorde, na ordem de US$ 71,9 bilhões, no período de 12 meses, encerrado em agosto, no setor agropecuário.
A matéria encerra uma verdade cada vez mais alvissareira para a agricultura e a pecuária nacional: a de que o setor lidera com folga e vantagem crescente sobre os concorrentes americanos no quesito geração de saldos comerciais. É verdade que no volume de exportações os Estados Unidos ainda está na frente. Porém, segundo projeções com bases reais, dentro de 10 anos o Brasil assumirá a posição de maior celeiro de alimentos do mundo, o que demonstra o acerto das políticas adotadas para o setor no governo Lula, agora seqüenciadas pelo governo Dilma.
Há, no entanto, quem procure fazer uma diferenciação que em nada corresponde à realidade, e que opõe o agronegócio à agricultura familiar. Tal oposição termina escondendo a ação unificada para o setor exercitada pelos governos petistas de Lula e Dilma, da qual o Brasil colhe os frutos, agora. Em função do crescimento nacional do movimento Grito da Terra, iniciado no Pará, foi criado o Ministério do Desenvolvimento Agrário, ainda no governo FHC, firmando-se, a partir de então, a idéia de que ao Ministério da Agricultura caberia a política dos ricos, e, ao MDA, a política dos pobres. Nada mais falso. Leia mais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário