Pesquisar este blog

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Reunião define por unanimidade coordenação da Macro Mantiqueira



Votação demonstra unidade partidária e avanço das propostas de governo do PT na região que vai de Jundiaí até Bragança Paulista e o chamado Circuito das Águas.

A coordenação da Macrorregião Mantiqueira foi escolhida no domingo (28) durante um evento que reuniu mais de 200 pessoas ligadas ao Partido dos Trabalhadores (PT) no bairro Medeiros, em São Paulo. Por unanimidade, Marcos José Duarte, o Marquinhos, e os demais 24 membros foram escolhidos – decisão que demonstra unidade partidária -, fundamental para o fortalecimento do Partido no debate para as Eleições 2012.

Coordenador eleito, Duarte - que integra o PT Franco da Rocha-, afirma que a reuniu reforçou o tripé que dá sustentação à nova Macro: o consenso que levou o grupo a decidir por uma chapa única, sem disputas internas; a opção por um programa que represente o Partido de maneira uniforme e não apenas os interesses de um ou de outra corrente política; e a decisão de eleger o maior número de vereadores, em alianças que não se distanciem das propostas do PT. Leia mais.

domingo, 28 de agosto de 2011

Ministério da Justiça quer assegurar liberdade de expressão na internet

“É claro que, ao se estabelecer regras, você estabelece os limites. Você ataca as eventuais transgressões e os eventuais abusos”, diz o ministro José Eduardo Cardozo (Justiça).

(Portal do PT)


Em entrevista coletiva o ministro da justiça, José Eduardo Cardozo falou sobre os estudos que estão sendo feitos a respeito da proposta de criação de um banco de DNA de condenados pela Justiça. Cardozo também falou sobre o Marco Regulatório da Internet e a “Comissão da Verdade”.

Delitos na internet
Sobre o projeto que propõe a regulação da internet, o ministro disse que é fundamental que o país tenha uma regulação civil sobre o seu uso. “Nós temos que assegurar a liberdade de expressão, nós temos que assegurar a isonomia dos usuários. Nós temos uma série de princípios que nós temos que atender. E isso só se faz com normatização, com regras legais. É claro que, ao se estabelecer regras, você estabelece os limites. Você ataca as eventuais transgressões e os eventuais abusos. Esse é o objetivo desse projeto de lei que trata do marco civil da internet. Regular essas relações, discipliná-las, e garantir princípios”, disse.
Cardozo abordou também a questão da tipificação dos delitos realizados através da rede de computadores. “Uma outra discussão que nós teremos e que é casada com essa é a discussão da tipificação de certos delitos, que hoje não estão tipificados e que qualifica abusos na prática da internet. Essa é uma situação que vem a seguir. Primeiro vamos discutir quais são essas relações no plano civil, vamos estabelecer os direitos, as garantias, os limites. Garantias de liberdade de expressão, garantir as situações que deem segurança ao usuário da internet. E depois vamos discutir, mais tarde, em outro projeto de lei, as tipificações criminais”. Leia mais.

Dilma quer requalificação da reforma agrária para evitar processo de "favelização rural", diz Gilberto Carvalho


Os recursos foram negociados entre o governo e os movimentos sociais ligados à terra, que passaram a semana em Brasília e tiveram audiências em 11 ministérios.


Por Luana Lourenço - Agência Brasil


A liberação do crédito suplementar de R$ 400 milhões para a reforma agrária deverá ser acompanhada de uma “requalificação” do processo de desapropriação de terras e assentamento de famílias sem terra, disse hoje (26) o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho.

“A presidenta Dilma decidiu liberar esta suplementação para este ano com a condição de, internamente, fazermos um trabalho de requalificação do próprio processo de reforma agrária. Ela demonstrou preocupação de que os assentamentos sejam feitos com qualidade, para gerar, de fato, conforto e produtividade, e não criar um processo de favelização rural”, declarou o ministro ao visitar o acampamento dos trabalhadores rurais montado em Brasília para a Jornada Nacional de Lutas por Reforma Agrária.

Os recursos foram negociados entre o governo e os movimentos sociais ligados à terra, que passaram a semana em Brasília e tiveram audiências em 11 ministérios. Na terça-feira (23), um grupo de trabalhadores rurais sem terra ocupou o prédio do Ministério da Fazenda para pressionar a negociação. Leia mais.

Juventude do PT Paulista – Radicalizar Para Avançar!



Com aproximação dos congressos Estadual, em outubro, e Nacional, em novembro, JPT se mobilizar para contribur na construção do Estado.

Por Marcello Barbosa da JPT

Estamos nos aproximando do II CONJPT que acontecerá em novembro, além disso, teremos em outubro nosso II Congresso Estadual da Juventude do PT Paulista, por isso quero contribuir com esses dois momentos, em especial, contribuir com a construção da JPT de nosso Estado. Esse texto serve como provocação para a reflexão!

Devemos aproveitar este momento histórico que é o II Congresso da Juventude do PT para refletir sobre nossa organização e nossas lutas, a JPT tem que ser uma revolução em marcha, estar a frente do seu tempo, dialogar e estar presente junto aos movimentos sociais, nas lutas do povo e pautar o Partido sobre o rumo que o mesmo irá tomar!

A JPT Paulista tem que enxergar o futuro, construindo o agora e avaliando friamente o ultimo período que se passou, deve-se pensar nossa Organização, Formação, Comunicação e Intervenção Social! Leia mais.

Reunião do Diretório aprova resolução do Encontro de Sumaré


O documento traz uma análise de conjuntura nacional e estadual, com defesa da Reforma Política, assim como são apresentadas propostas para o âmbito das Regiões Metropolitanas do estado.

Por Cezar Xavier, Imprensa Presidência PT Estadual

Durante reunião do Diretório Estadual do PT-SP, realizada no último sábado (20) foi aprovado o texto final de resolução debatido no Encontro Estadual das Macros do PT-SP, ocorrido em Sumaré, em 17 e 18 de junho. Foram discutidas e incorporadas emendas dos delegados ao Encontro, compondo o documento que será enviado para gráfica junto com a revista Linha Direta, seguindo para toda a militância.

O documento traz uma análise de conjuntura nacional e estadual, com defesa da Reforma Política, assim como são apresentadas propostas para o âmbito das Regiões Metropolitanas do estado. O texto discute o papel dos setoriais de movimentos sociais e do Processo de Eleições Diretas Extraordinário (PEDEx) para a organização do partido, além de apresentar a base da tática eleitoral para 2012.

Para o presidente do PT-SP, Edinho Silva, a prioridade da reunião foi a organização do Dia D Mobilização, que pretende reunir direção e militância do partido no dia 27, próximo sábado, em todas as 645 cidades do estado para discutir a tática eleitoral para 2012. “Dia 27 vamos mobilizar o PT no estado todo com o objetivo de organizarmos o nosso Partido para as eleições de 2012”, afirmou o dirigente. Leia mais.

Ata da reunião do Núcleo Lula Guarulhos de agosto de 2011

Por Paulo Costa

Às 19 horas do dia 29 de agosto de 2011 foi realizada a segunda reunião do Núcleo Lula Guarulhos com a seguinte pauta:
- Informes
- Aprovação da programação mensal do Núcleo para o período de um ano
- Encaminhamentos
Após a realização dos informes foi discutido e aprovado a programação mensal de reuniões a ser realizado pelo Núcleo Lula Guarulhos para o período de 12 meses.
Ficou deliberado pelos presentes que mensalmente será convidada uma personalidade do PT, do nosso Governo municipal ou dos Movimentos Sociais para participar das reuniões, expondo a sua contribuição política para o processo de formação e informação dos participantes do Núcleo.
Será convidado para a próxima reunião o Secretario de Governo de Guarulhos, Senhor João Roberto Rocha Moraes. Na impossibilidade do mesmo participar será convidado o Chefe de Gabinete da Prefeitura de Guarulhos, Senhor Rafael Paredes.
Ficou encarregado de oficializar os convites para as referidas autoridades do município o coordenador do Núcleo, Senhor José Lopes (Português).
Sem mais assuntos a tratar os presentes assinam a presente ata que será encaminhada ao Diretório Municipal do PT de Guarulhos.

José Lopes (Português): Coordenador______________________________
Nelson Zanotto: Secretario_______________________________________
Nelson Padilha: Tesoureiro_______________________________________ 

PT-SP cria o 1o. Setorial Jurídico do País com coordenação e tarefas


Modernizar as leis, aproximar o Judiciário da sociedade e contribuir para o desenvolvimento do País. Essas são algumas das atribuições do 1o. Setorial Jurídico do PT-SP, oficializado na manhã deste domingo num encontro prestigiado por ministros, parlamentares, dirigentes e militantes.

Por Cecília Figueiredo - Linha Direta

Era pouco mais de 9 horas de um domingo ensolarado e as ruas do entorno da Câmara Municipal de São Paulo nem pareciam refletir um dia de descanso. Mulheres e homens, vindas/os de todo o estado e de várias partes do país, se dirigiam para o 1º Encontro do Setorial Jurídico do PT-SP, neste 28 de agosto, no auditório do Sindicato dos Engenheiros.

A atividade, que foi coordenada pela Secretaria de Movimentos Populares do Diretório Estadual, oficializou a criação do primeiro setorial de advogados e debateu as atribuições deste novo forum de formulação e articulação. Mais de 250 pessoas, entre profissionais iniciantes, juristas, promotores, acadêmicos/as da área, lideranças, dirigentes, parlamentares e ministros, participaram da atividade, inédita nesses 31 anos de vida do PT.

Marco Aurélio de Carvalho, coordenador do setorial eleito durante o Encontro, destacou que uma das prioridades do grupo será lutar contra a tentativa de criminalização dos movimentos populares. "Não nos omitiremos ante a tentativa de criminalizar os movimentos. Esse é o dever que abraçamos com toda a garra e um dos nortes desse setorial". Leia mais.

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Secretaria Estadual de Mulheres do PT-SP realiza Plenária Ampliada

Atividade será no dia 27 de agosto, no Diretório Estadual do PT (Rua Abolição, 297, Bela Vista).

Por Portal Linha Direta

A Secretaria Estadual de Mulheres do PT-SP realiza, no próximo dia 27 de agosto, uma Plenária Ampliada. A pauta inclui debate sobre a comissão de organização do Encontro Estadual de Mulheres, que será composta por integrantes do coletivo estadual.

Confira a programação completa.

Programação

Data: 27 de agosto
Local: Diretório Estadual do PT (Rua Abolição, 297, Bela Vista).

9h: Visibilidade Lésbica – Nossos compromissos e lutas
Será exibido um vídeo e um breve relato das bandeiras de luta prioritárias para as mulheres lésbicas.

10h: Congresso do PT – Avanços possíveis do ponto de vista das mulheres
Mesa de debate apresentando as principais propostas das mulheres

JPT divulga orientações para inscrição de comissões municipais e estaduais

Inscreva-se e acompanhe as comissões organizadoras dos congressos

Por Portal do PT

Todos os municípios deverão inscrever suas comissões municipais para organizar o Congresso da JPT no seu município.

Naqueles locais onde já existe direção eleita, ela é a própria comissão. Mas deve de qualquer forma, preencher o formulário abaixo, indicando que tem Direção eleita.

Após a inscrição, ela fica disponível no ar por 72h, cabendo recurso. Após esse prazo, sem recurso, ela é validada automaticamente e já pode convocar o Congresso Municipal, o que deve ser feito com 7 dias de antecedência da data pretendida.

1. Para inscrever sua comissão municipal, clique aqui.

2. Acompanhe a inscrição e validação das comissões, clicando aqui.

3. Para recorrer sobre comissões inscritas, clique aqui. A existência de recursos contra a sua comissão estará disponível aqui.
Confira aqui as orientações para organizar os congressos municipais

Bancada do PT debate redução da jornada na quinta-feira com a CUT

Grupo de trabalho foi criado para promover o diálogo com as centrais sindicais

Site Liderança do PT/Câmara


A bancada do PT na Câmara dos Deputados, liderada pelo deputado Paulo Teixeira (PT-SP), receberá o presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Arthur Henrique, e outros integrantes da direção da entidade nesta quinta-feira (25).
A reunião ocorrerá a partir das 9h, no plenário 5 da Câmara, e terá como pauta principal a proposta de redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais sem redução do salário.
Um grupo de trabalho foi criado recentemente pela bancada petista para promover o diálogo com as centrais sindicais acerca da redução da jornada. O deputado Vicentinho (PT-SP) é o coordenador do GT. “A vinda da CUT e das demais centrais sindicais é uma simbiose necessária. A bancada do PT possui um profundo respeito por estas entidades e esperamos contar com toda a força do movimento sindical brasileiro para que consigamos aprovar a redução da jornada de trabalho, entre outras questões fundamentais que desejamos tratar ainda este ano”, declarou Vicentinho. Leia mais.

Educação é fundamental para Brasil ser a quinta maior economia mundial, diz Newton Lima

 
Dilma Rousseff e o deputado Newton Lima em
recente viagem ao interior paulista
Ex-reitor da Universidade de São Carlos e prefeito da cidade, o deputado federal Newton Lima (PT-SP) comemora avanços no ensino técnico.

Do Portal do PT

“É fundamentalmente termos na educação a ciência e a tecnologia. Inclusive em especial, na discussão do Plano Nacional da Educação, de um lado, e o tema da banda larga de outro lado, na ciência e tecnologia. São as duas vertentes do governo, que para mim, garantirão o Brasil como a quinta potência mundial, com sustentabilidade, com inclusão social. Ou seja, educação com inovação. São as duas áreas que no meu entendimento, são aqui no mundo o passaporte para construção de um país mais justo, mais igual, e sobre tudo mais forte economicamente e com sustentabilidade”.
Segundo Newton Lima, o momento da educação brasileira é histórico, e para o sucesso, deve contar com a participação de todos. “Prefeitos, governadores e governo federal devem estar absolutamente comprometidos com essas duas temáticas. E nossas contribuições certamente vêm no sentido de aperfeiçoar, os maiores programas da história da educação técnica no Brasil, que vem cobrindo um lapso enorme. Durante muitos anos, que só o Presidente Lula conseguiu avançar quando criou 214 escolas técnicas no Brasil”. Leia mais.

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Seminário da corrente Novo Rumo para o PT de Guarulhos

Prefeito Sebastião Ameida
Por Paulo Costa
Editor do Blog Lula Guarulhos

Aproximadamente 150 militantes do PT estiveram reunidos no auditório do Sindicato da Construção Civil no último sábado, 20/08, debatendo a conjuntura política e o futuro do PT para as eleições 2012.

O seminário foi divido em duas mesas, sendo a primeira composta pelo Benê, Presidente do PT, Alencar Santana, Deputado Estadual e Sebastião Almeida, Prefeito de Guarulhos. A mesa foi coordenada pelo companheiro Lulinha, auxiliado pelo companheiro Marcão. Os mesmos abordaram a importância do evento e destacaram os avanços promovidos pelo Governo do PT nos últimos dez anos. Também enfatizaram a falta de investimento do Governo do Estado de SP, administrado pelo PSDB/DEM/PPS. Nosso Prefeito elencou as parcerias com o Governo Federal e os benefícios sociais que essa parceria tem proporcionado aos cidadãos guarulhenses.

A segunda mesa, coordenada pelo companheiro Pezão, foi composta pelos Deputados Federais Devanir Ribeiro e José Mentor, pelo Deputado Estadual João Antônio e Paulo Costa, Secretario de Assuntos Institucionais da Macro Guarulhos/Alto Tietê. Devanir e José Mentor fizeram uma avaliação criteriosa do quadro político nacional, destacando os avanços do governo do Presidente Lula e as iniciativas do Governo da Presidenta Dilma, considerando a política de erradicação da miséria como mote de política de Estado.
O Deputado João Antônio destacou as estratégias do Diretório Estadual para fazer o enfrentamento aos nossos adversários, apresentando como tática a reorganização do Partido no Estado de SP, lançando candidatos a prefeito e chapa completa de vereadores em todas as cidades onde o PT estiver organizado.
Paulo Costa, membro da executiva da Macro, fez um balanço político da situação do PT nas doze cidades que compõe a nossa Macro, destacando as cidades de Mogi, Itaquáquecetuba e Poá, sendo essas cidades que reúnem as melhores condições para fazermos uma grande disputa, possibilitando ampliar os nossos espaços institucionais.

Esse seminário foi o primeiro evento organizado pela corrente Um Novo Rumo para o PT realizado na cidade. Todos os participantes destacaram a importância do evento, considerando o momento propício para se debater os rumos que o PT deve seguir na disputa pelo poder na cidade e no Brasil.
O sucesso do seminário só foi possível graças ao empenho das lideranças e apoio dos militantes que prestigiaram o nosso evento.
É dessa forma que continuaremos construindo um Partido mais forte e uma sociedade cada vez mais mais justa.

Coordenação do Novo Rumo PT Guarulhos

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Assinatura do termo de pactuação do Brasil sem Miséria com governadores do Sudeste

Programa visa retirar da extrema pobreza 2,7 milhões de brasileiros que vivem no Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.

Por Blog do Planalto

A presidenta Dilma Rousseff está na capital paulista, onde anunciou uma série de ações que visam a retirar da extrema pobreza 2,7 milhões de brasileiros que vivem no Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Nesses quatro estados, a miséria se concentra na área urbana, onde estão 79% da população mais pobre. Leia mais.

Militância tem até 9 de setembro para aderir a setoriais do PT

Filiados e filiadas precisam estar inscritos oficialmente em um dos 21 segmentos do partido para votar e ser votado no Encontro Estadual de Setoriais.

Por Aline Nascimento - Portal Linha Direta

Base de luta, formulação e organização política, os setoriais do Partido dos Trabalhadores realizam nos dias 15 e 23 de outubro sua etapa estadual de encontros – fase fundamental para a renovação de coordenação e definição de delegados para o Encontro Nacional. Poderão votar e ser votados apenas os filiados há pelo menos um ano e que tenham escolhido por um setorial. Trocas ou novas adesões serão aceitas até o dia 9 de setembro.

O Diretório disponibiliza três formas de alteração ou escolha de setoriais. São elas: por meio do
SITE www.pt.org.br, onde os filiados (as) obtém uma senha e pode aderir um dos 21 segmentos disponibilizados pelo Diretório Estadual (veja lista completa abaixo).

A segunda opção é o preenchimento da
ficha de opção setorial, encaminhando-a assinada à coordenação do setorial, no seu diretório zonal e/ou municipal ou na Secretaria de Movimentos Populares e Políticas Setoriais do Diretório Estadual.

Ou ainda por meio de
abaixo-assinado preenchido com o nome completo, o número da CNF e o setorial para o qual está aderindo.

Conheça os Setoriais

O Diretório Estadual do PT tem hoje 21 setoriais. Desses, 15 são ligados à secretaria de Movimentos Populares e Políticas Setoriais: Saúde, Educação, Economia Solidária, Esporte e Lazer, Transportes e Mobilidade Urbana, Moradia e Política Urbana, Segurança Alimentar, Pessoa Idosa, Pessoa com Deficiência, Comunidades Tradicionais, LGBTT, Segurança Pública, Assistência Social, Direitos Humanos e o de Ciência, Tecnologia & Inovação;

E outras seis secretarias setoriais: Agrário, Sindical, Combate ao Racismo, Meio Ambiente, Mulheres e Cultura.

sábado, 13 de agosto de 2011

27/08: Dia D Mobilização do PT-SP


Por Cecília Mantovan, Portal Linha Direta

Membros da Executiva Estadual visitarão todas as Macrorregiões do partido, com o objetivo de estimular os diretórios a definirem candidaturas e estratégias eleitorais.

O Diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores realiza no dia 27 de agosto o Dia D Mobilização, com o objetivo de antecipar a organização para as eleições 2012, definindo prioridades, ações comuns e prazos para as ações do partido, garantindo a eleição de mais prefeituras e vereadores. Membros da Executiva Estadual visitarão todas as 20 macrorregiões do PT no Estado.

O Diretório Estadual quer estimular os diretórios a definirem candidaturas e estratégias eleitorais, mostrando que o PT sai na frente para as eleições de 2012. “Precisamos ter lideranças importantes disputando as Câmaras Municipais e garantir votação forte e base de apoio para os eventuais prefeitos petistas eleitos”, explica o presidente do PT-SP, Edinho Silva . Leia mais.

Promotoria denuncia cunhado de Alckmin por fraude em merenda

Na investigação, Paulo César era apontado como responsável por direcionar a contratação da empresa Verdurama, que fornecia merenda.

Por Folha de S. Paulo

Ministério Público entrou, esta semana, na Justiça com ação civil pública contra os envolvidos no suposto esquema de fraude na merenda escolar em Pindamonhangaba (140 km da capital), cidade natal do governador Geraldo Alckmin. Foram denunciadas 19 pessoas, incluindo o prefeito João Antônio Salgado Ribeiro(PPS) e o cunhado de Alckmin, Paulo César Ribeiro.

Na investigação, Paulo César era apontado como responsável por direcionar a contratação da empresa Verdurama, que fornecia merenda. A Verdurama, suspeita de ser pivô do esquema, também foi denunciada na ação. Paulo César é irmão da primeira-dama Lu Alckmin. O envolvimento dele no caso foi revelado pela emprensa, em dezembro do ano passado. Leia mais.


Oficializada criação do Setorial da Pessoa Idosa do PT

Com número regimentar acima do exigido, idosos aprovaram novo segmento, que já deu os primeiros passos em direção à organização partidária rumo às eleições 2012.

Por Aline Nascimento – Portal Linha Direta

A criação do Setorial da Pessoa Idosa do Partido dos Trabalhadores de São Paulo foi oficializada na manhã desse sábado, dia 13. Mais de 50 adesões foram registradas e deram início oficial ao grupo que já se prepara para o debate de criação e implementação de políticas públicas para essa parcela da população e na formulação de propostas de governo das Eleições 2012. Leia mais.

Rui Falcão: PT se prepara para definir tática eleitoral e política de alianças

Presidente comenta sobre eleições, alianças e Modo Petista

(Redação Portal PT)

O presidente nacional do PT, Rui Falcão, em entrevista ao Portal do PT falou sobre a preparação do partido para as eleições municipais de 2012, que foi um dos temas prioritários da reunião do Diretório Nacional no último dia 5, no Rio de Janeiro.
“Nós acabamos de concluir na última reunião do diretório nacional o levantamento de 117 cidades com mais de 150 mil eleitores e vamos prosseguir nesse levantamento em outras cidades, inclusive em prefeituras governadas pelo PT. Este primeiro levantamento nos dá as coordenadas de onde o PT tem mais condições de disputa, quem são nossos principais adversários, quem tende a ser nossos principais aliados. Então este foi o primeiro grande passo que permite formular os primeiros elementos de definição da tática eleitoral e da política de aliança. Isso será, agora, finalizado no Congresso do PT, de 2 a 4 de setembro”, afirmou. Leia mais.

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Coordenação de Prefeitos(as) do PT-SP discute pacto federativo



A reunião contou com prefeitos(as) como Emidio de Souza (Osasco), Luiz Marinho (São Bernardo do Campo), José Antonio Bacchim (Sumaré), Ângelo Perugini (Hortolândia), Sandra Kennedy (Registro), Eduardo Tadeu (Várzea Paulista) e Augusto Pereira (Santo Antonio do Pinhal), e o vice-prefeito de Garça, Rodrigo Funchal.


A coordenação estadual de prefeitos(as) e vices do PT-SP reuniu-se na quinta-feira (11), no Diretório Estadual, para debater a construção de uma pauta de atuação para os prefeitos e prefeitas do partido. Edinho discutiu a agenda de articulação, para fazer o balanço da relação do governo estadual e federal com as prefeituras, assim como encaminhamentos para a Marcha dos Prefeitos Paulistas. Leia mais.


Conselho Político do PT-SP reúne líderes do Governo e das bancadas para debater eleições

Vaccarezza garante que votações serão retomadas nesta quinta-feira

Em reunião bastante representativa, líderes do Congresso, Assembleia, além de prefeitos e dirigentes da Executiva Estadual mostram união do Partido no debate da construção da tática eleitoral de 2012 em SP
 

A reunião do Conselho Político do PT-SP, realizada nesta sexta-feira (12), contou com a participação do presidente do PT-SP, deputado estadual Edinho Silva, e de lideranças do Congresso Nacional, da Assembléia Legislativa, dirigentes e prefeitos. Além do deputado federal Cândido Vaccarezza (PT-SP), que é líder do Governo Dilma no Congresso, estiveram presentes o líder da bancada federal, deputado federal Paulo Teixeira (PT-SP) e o líder da bancada estadual, deputado estadual Ênio Tatto. Leia mais.

sábado, 6 de agosto de 2011

Dilma: É nosso dever assegurar que cada brasileiro tenha um lar

dilma minha casa minha vida


Por Blog do Planalto

A presidente Dilma Rousseff destacou na sexta-feira (5) – durante a cerimônia de entrega de 1,5 mil novas moradias do programa Minha Casa, Minha Vida, em Juazeiro (BA) – que a entrega dos apartamentos significa cumprimento de uma obrigação do Estado brasileiro junto às populações mais pobres. “É um dever nosso assegurar que cada brasileiro, cada família brasileira tenha seu lar”. Leia mais.

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

A verdade venceu a baixaria

Fundação Perseu Abramo, PT e bancada de vereadores promovem debate sobre Educação em São José dos Campos

Por Comunicação FPA




O evento acontece nos dias 12 e 13 de agosto e faz parte de um ciclo de seminários programado para apresentar propostas que o partido tem implementado no âmbito federal e sua eventual implementação nas cidades com administração petista. Leia mais.

LEI MARIA DA PENHA: Mulheres denunciam inércia do Estado de SP

Por Cecilia Figueiredo
Portal Linha Direta




Estado assinou em 2008 o Pacto Nacional de enfrentamento à violência, mas mulheres não sabem o que foi feito do investimento de cerca de R$ 9 milhões pelo governo Federal. Há apenas um Juizado Especial em funcionamento. Leia mais.

Vox Populi: 71% dos brasileiros aprovam governo Dilma

Por Portal Vermelho
Com informações da Agência Estado




Pesquisa encomendada pelo PT ao Instituto Vox Populi apontou que 71% dos brasileiros fazem avaliação positiva do governo da presidente Dilma Rousseff. O levantamento, feito junto a 2.200 entrevistados, foi divulgado nesta quinta-feira (4). Leia mais.

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Audiências públicas para debater Orçamento 2012 têm início em agosto

Foto: Agência Alesp


Por Imprensa PT Alesp


Os encontros, com deputados, autoridades locais e população vão discutir as necessidades de cada região e o que deverá ser contemplado com a destinação de recursos orçamentários. A apresentação de propostas é aberta durante as audiências a todos os participantes.

Em agosto, a Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento da Assembleia paulista inicia a série de audiências públicas para debater a Lei Orçamentária para 2012. Desde 2005, a Assembleia promove esses encontros com o objetivo de debater e coletar sugestões para a elaboração de emendas parlamentares ao Orçamento estadual para o exercício seguinte. A iniciativa de promover as audiências partiu de uma iniciativa dos parlamentares do PT. Leia mais

Comunidade de São Paulo se revolta com contas de luz



A cobrança abusiva teria começado em 2008, quando a AES Eletropaulo realizou a troca dos relógios de medição nas casas da região. Com os equipamentos novos, os moradores dizem que as tarifas saltaram de R$ 15 ou R$ 20 mensais para R$ 100, R$ 150 e R$ 200, em média.

   
 
 
O rapaz da Eletropaulo veio ontem aqui cortar a minha luz, mas eu peguei a vassoura e o coloquei para correr. Daí ele escreveu no papel que o morador estava ausente e foi embora.” Esta fala de uma moradora da comunidade Promorar Jardim Julieta, na zona norte de São Paulo, serve para resumir a revolta da população local com a AES Eletropaulo, concessionária privada que distribui a energia elétrica na Grande São Paulo.

A maior parte das famílias reclama do valor das contas de luz, que, segundo elas, não condiz com o consumo nas casas pequenas e simples do bairro. O mesmo ocorre na vizinha favela do Violão, ainda mais pobre do que o Jardim Julieta. Nos dois locais, o problema parece ser generalizado. A conta de luz e as pelejas com a Eletropaulo são os assuntos mais comentados nas ruas e vielas estreitas das comunidades. Leia mais
 
 

PEDEx: 84 municípios de SP terão eleições municipais para diretórios

O Processo de Eleições Extraordinárias acontece no dia 7 de agosto, em São Paulo. Confira a lista com os locais de votação

Por Cecilia Mantovan
Do Portal Linha Direta

Processo de Eleições Extraordinárias do PT será realizado em 84 municípios paulistas no dia 7 de agosto, das 9 às 17h. Algumas cidades já confirmaram os locais de votação. Clique aqui (atualização 03.08) e confira a lista.

As chapas inscritas já estão realizando minicampanhas nos municípios. O Diretório Nacional do PT divulgou a lista dos filiados aptos que poderão ser candidatos e votarem.

Para o presidente do PT-SP. Edinho Silva, a expectativa do PEDEX é transformar as Comissões Provisórias em Diretórios Municipais. “Queremos que o PT tenha diretório em todo o estado e que apenas as 23 cidades que não têm PT sejam as únicas com Comissões Provisórias, para que o PT tenha tática eleitoral em todos os 645 municípios paulistas”.

Os municípios precisam providenciar a confecção das cédulas. Os procedimentos serão divulgados em breve pelo Diretório Estadual.

Abaixo calendário das atividades, conforme resolução e diretrizes anexas, que antecedem o PEDEX:


- Recursos a Estadual: de 23 a 29 de julho (art. 10º da Dir.);

- Divulgação do local de votação: até 23 de julho (art. 6º da Dir.);

- Debates e plenárias entre as Chapas e Presidenciáveis: de 16 de julho a 6 de agosto (art. 3º do Reg.)

- PEDEX: 7 de agosto;

- 2º turno do PEDEX: 21 de agosto (art. 7º da Dir.)

Confira os anexos abaixo:
Regulamento PEDEX 2011
Ata de Apuração PEDEX 2011
Ata de Votação PEDEX 2011
Diretrizes PEDEX 2011 aprovada

CHAPAS

FERRAZ DE VASCONCELOS
-
CANDIDATURAS A PRESIDÊNCIA NO PT FERRAZ DE VASCONCELOS
- CHAPAS DE FERRAZ DE VASCONCELOS

GUARAREMA
-
CANDIDATURAS A PRESIDÊNCIA NO PT GUARAREMA
- CHAPAS DE GUARAREMA (Alteração 1)

ITU
-
CANDIDATURAS A PRESIDÊNCIA NO PT ITU
- CHAPAS DE ITU (Alteração 1)

VOTUPORANGA
-
CANDIDATURAS A PRESIDÊNCIA NO PT VOTUPORANGA
- CHAPAS DE VOTUPORANGA

Reunião do GTE prepara dia 27 para mobilização nas Macros

Embora o diagnóstico seja muito preliminar, a direção petista soube como tem avançado os debates sobre formação de chapas e política de alianças nos municípios paulistas.



O presidente do PT-SP, deputado estadual Edinho Silva, presidiu com a coordenação de Antonio dos Santos a reunião do Grupo de Trabalho Eleitoral (GTE) no diretório do PT-SP, nesta segunda (1º. de agosto). Durante a reunião, ocorrida após encontro da Comissão Executiva no período da manhã, discutiu-se estratégias para avançar o debate tático eleitoral nas macrorregiões do estado.

Ficou decidido que haverá um dia de mobilização, em que a direção do partido irá às 20 macrorregiões do estado para estimular os diretórios a fazer definições de candidaturas e estratégias eleitorais. O objetivo é mostrar que o PT sai na frente para as eleições de 2012. Ficou definido o dia 27 de agosto para a primeira atividade de mobilização. Antes, no dia 20, ficou definido que haverá reunião do Diretório Estadual, prevista anteriormente para o último sábado (30 de julho). Leia mais.

Plenária discute importância da criação do Setorial Jurídico do PT-SP




José Dirceu será um dos palestrantes. Lideranças avaliam positivamente a criação do setorial.


Por Cecilia Mantovan
Do Portal Linha Direta

O Diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores realiza uma Plenária Pró-Setorial Jurídico neste sábado, 6 de agosto, às 10h, com o objetivo de debater e deliberar a criação do Setorial Jurídico do PT-SP. Os principais argumentos dos advogados para a criação do novo Setorial são garantir a formação e a qualificação dos profissionais, a oxigenação dos quadros partidários que atuam na esfera jurídica e possibilitar o diálogo com os setores jurídicos organizados.

Está confirmada a presença do ex-ministro José Dirceu, que acredita na importância do setorial para “oxigenar os quadros e permitir formação qualificada”.

O ministro da Justiça José Eduardo Cardozo afirmou que essa é uma iniciativa pioneira no partido e que se empenhará para participar da plenária.

Durante a atividade serão realizadas filiações de militantes que atuam na área jurídica.

O encontro será às 10 horas, no Diretório Estadual, rua Abolição, 297, Bela Vista, São Paulo.

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Dilma diz que trabalhadores, empresários e governo estarão juntos no “Plano Brasil Maior”

A presidente eleita Dilma Rousseff


(Redação Portal do PT)


Com o programa Plano Brasil Maior, o governo de Dilma Rousseff pretende fortalecer a indústria nacional, gerar empregos, e agregar valor aos produtos. Na manhã desta terça a presidenta concedeu uma rápida entrevista coletiva quando reafirmou as intenções do programa.
“Acabamos de lançar um programa muito importante para o país, com essa medida e com todas as outras que nós vamos tomar daqui para a frente, porque nós não temos a pretensão de ter com essa medida resolvido todos os problemas. Essas medidas são o nosso primeiro passo em direção a aumentar a competitividade a partir da inovação, da exigência de agregação de valor e do combate a práticas fraudulentas e desleais, no que se refere a concorrência”.
Os trabalhadores sentarão ao lado do empresariado e do governo para decidir em conjunto as ações tomadas, como adiantou a presidenta. “Nós vamos criar uma comissão tripartite, de empresários, trabalhadores e o governo, e acompanhar as medidas, e nos assegurar sempre, que não terá efeitos sobre a previdência. Então essa preocupação requer que a gente tenha bom senso e cautela na adoção”.

Reforma Política: Bancada do PT apoia relatório de Henrique Fontana



O relator da Comissão da Reforma Política da Câmara, deputado Henrique Fontana (PT-RS), apresentou nesta segunda-feira (1º), um esboço do relatório final que deverá ser apreciado pelos integrantes da comissão no dia 10 de agosto. A apresentação ocorreu durante seminário da bancada do partido, que discute estratégias e prioridades para o segundo semestre.
"A Bancada do PT demonstrou que estará firme na defesa das propostas que constam do relatório", disse Fontana. Entre os principais pontos estão a adoção do financiamento público e exclusivo de campanha, do sistema misto de eleição proporcional, e da lista pré-ordenada.
"Tenho convicção de que se as propostas contidas no relatório forem efetivamente implementadas, o sistema politico eleitoral brasileiro vai se qualificar, principalmente com a adoção do financiamento público e exclusivo de campanha. Esse dispositivo vai reduzir os custos das campanhas, dar maior liberdade e independência aos titulares de mandatos e tornar mais acessível à ascensão a cargos eletivos de pessoas sem recursos financeiros", destacou Fontana.
Entre as propostas para coibir o uso de recursos privados nas campanhas eleitorais, o relator disse que defenderá punições mais rígidas para as doações ilegais. O deputado destacou que no caso de empresas, o texto deve propor multas de até 40 vezes o valor doado irregularmente, com a perda do direito de negociar com o poder público, além da proibição do acesso a crédito em instituições financeiras públicas.
Eleição
Sobre a adoção do novo sistema eleitoral misto, Henrique Fontana afirmou que o relatório vai contemplar a vontade do eleitor e fortalecer os partidos. "Nesse novo sistema o eleitor votará duas vezes. Primeiro no partido de sua preferência, o que vai obrigar as agremiações a apresentar projetos políticos claros e, segundo, no candidato da preferência do eleitor", explicou.
Segundo a nova regra, os eleitos virão da soma dos dois tipos de votos, no partido e no candidato específico. Nesse caso, se um partido tiver votos para eleger seis deputados, por exemplo, tomará posse o mais votado na votação nominal seguido do primeiro mais votado na lista e, assim, sucessivamente.
Listas
No caso das listas dos candidatos, o relator afirma que os partidos serão obrigados a adotar critérios democráticos para a sua elaboração. "No texto do relatório haverá um dispositivo obrigando os partidos a montarem as listas por meio de voto secreto de todos os filiados ou dos delegados escolhidos em convenção, segundo a escolha do partido", observou.
Outras mudanças como a extinção do cargo de suplente de senador, que seria substituído pelo deputado federal mais votado do mesmo partido ou legenda, e mecanismos que assegurem maior participação das mulheres na política, também constarão do relatório. Fontana defende ainda o fim das coligações proporcionais, com a adoção das federações partidárias, e o fim das comissões diretivas provisórias dos partidos políticos. Pela proposta do relator as novas regras valeriam a partir de 2014.

PT lança novo Portal



Nesta quinta-feira (04) será lançado o novo site do Partido dos Trabalhadores. Nesse dia, às 17h00, horário de Brasília, o presidente do partido, Rui Falcão, e o secretário nacional de comunicação do PT, André Vargas, farão uma transmissão ao vivo para falar sobre o portal.
O site ganhou um visual leve e moderno, que torna a leitura mais fácil e favorece a divulgação de informações de forma mais organizada.
Há um canal direto com as redes sociais, estimulando a participação popular. O conteúdo do site é licenciado e livre para postagens em blogs. Também é possível cadastrar seu email para receber o Boletim Eletrônico com informações sobre o partido.
Os players da RádioPT e da TVPT também poderão ser levados para as redes sociais de forma simplificada. As mudanças buscam aproximar ainda mais o partido e a militância de forma interativa, moderna e com informação de qualidade.
Acompanhe a transmissão ao vivo e divulgue aos seus amigos. Utilize também a hashtag #novositePT em seu Twitter.


segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Relator da reforma política propõe extinção do cargo de suplente de senador

Relator da reforma política propõe extinção do cargo de suplente de senador
Deputado Henrique Fontana quer extinção do
cargo de suplente de senador


Da Agência Brasil


O projeto de reforma política que o deputado Henrique Fontana (PT-RS) vai propor à Câmara na primeira semana de agosto prevê a extinção do cargo de suplente de senador. A proposta do relator é para que o deputado federal mais votado assuma o cargo vago de senador em um mandato-tampão até as eleições seguintes, mesmo que sejam municipais, quando seria feita uma nova eleição para preencher a vaga.
Outra proposta que deverá estar no relatório de Fontana é a que prevê o financiamento público exclusivo de campanha eleitoral. O dinheiro viria da criação de um fundo com recursos públicos para que os partidos, com base na representação no Congresso, possam bancar as campanhas eleitorais. “Hoje, é cada vez mais difícil uma pessoa pobre chegar ao Parlamento. Há uma grande desigualdade entre os candidatos e as campanhas são caríssimas”, disse Fontana.
O sistema eleitoral misto também estará sob análise dos deputados. A ideia é criar um sistema duplo de votação, em que o eleitor vota primeiro no partido e depois no candidato. “Com isso, não se retira o direito do eleitor de escolher seu candidato e cria uma cultura importante: o eleitor deve se preocupar com o candidato e também com o partido”, explicou o relator.

 
Fontana pretendia apresentar o relatório ainda no primeiro semestre, mas preferiu adiar para aprofundar as discussões sobre o assunto. “Meu papel como relator é apresentar um relatório que tenha grandes chances de ser aprovado. Eu precisava de um tempo para garantir as negociações sem açodamento”, comentou.
O deputado disse ainda que a expectativa é que o projeto de reforma política comece a valer a partir de 2014. “Para não haver açodamento nas eleições municipais do ano que vem”, explicou Fontana.