O Brasil hoje pode dizer que é um país que conseguiu estruturar um sistema de vigilância sanitária", diz Bardano. |
Por Gustavo Serrate, Fabrícia Neves e Gustavo Toncovitch – Portal do PT
“Há uma grande compreensão dos senadores sobre o que temos realizado para que a Anvisa se torne cada vez melhor”, diz o diretor da Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Anvisa, Dirceu Barbano, reconduzido ao cargo por mais três anos pelo plenário do Senado. Foram 46 votos favoráveis, 9 contrários e uma abstenção à sua permanência.
Para Barbano, uma das grandes dificuldades a serem enfrentadas pela Anvisa é equacionar a capacidade interna do órgão. “Precisamos aumentar a eficiência na execução de tarefas, sem comprometer nossa eficiência, do ponto de vista do rigor sanitário”, diz.
Segundo ele, a Anvisa tem três objetivos centrais. “Manter um diálogo permanente com os esforços do governo federal para erradicar a miséria. Isso é possível com ações regulamentares, ou medidas da Anvisa junto aos estados e municípios, favorecendo iniciativas que gerem renda e emprego nos lugares mais distantes do país”. O segundo objetivo citado por Barbano é que a Anvisa mantenha percepção constante das “prioridades do Ministério da Saúde: combate ao crack, rede de oncologia e rede de emergência. Então a Anvisa deve criar regulamentos para amparar as necessidades do ministério na execução dessas prioridades”. Em terceiro lugar, Barbano explica que a Anvisa deve “dialogar com as políticas de desenvolvimento econômico”.
Para a aprovação do nome de Barbano contou muito seu histórico na área da saúde. “É o reconhecimento do belo trabalho que vem fazendo o nosso Dirceu Barbano, que já tem uma militância na saúde pública. E como diretor da Anvisa já tinha mostrado essa competência, e agora reconduzido à presidência eu tenho certeza que a Anvisa dará passos largos para garantir a segurança na questão dos medicamentos e dos procedimentos em relação à saúde. É o reconhecimento de alguém que a mais de duas décadas milita pela saúde”, diz o deputado federal André Vargas (PT-PR). O deputado também destaca o bom relacionamento da Anvisa com o Congresso Nacional.
Perfil
Dirceu Brás Aparecido Barbano é formado em ciências farmacêuticas na modalidade Farmácia Industrial, pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, atuou na gestão do SUS em São Paulo, e atuou como Coordenador Geral do Programa Farmácia Popular do Brasil, entre outras experiências.
A sabatina de recondução ao cargo de diretor da Anvisa ocorreu na quarta-feira (14/9). Dirceu Barbano exerce o cargo de presidência da Anvisa desde 6 de janeiro de 2011. Leia mais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário